Chaves Codificadas Nacional


Chaves Codificadas

Oque são chaves codificadas?

Você tem uma cópia da chave do seu carro?

 

As chaves eletrônicas (codificadas) surgiram em meados dos anos 90 nos países europeus como um importante dispositivo antifurto. No entanto, o sistema que foi projetado para dificultar a ação dos ladrões, também costuma trazer complicações para os proprietários.

Com a codificação, os transtornos de se perder uma chave são ainda maiores. Se não houver chave reserva a questão fica mais complicada: o motorista não consegue dar a partida, pois a injeção de combustível fica bloqueada, e apenas um chaveiro com equipamentos profissionais conseguirá confeccionar uma nova chave sem ter a original em mãos.

Mas em alguns modelos – principalmente carros nacionais muito novos ou de importados de luxo (como os veículos da BMW, Mercedes, Volvo entre outros) é preciso fazer o pedido de uma nova chave à montadora e esperar até 10 dias. Sem falar no custo de reposição, que varia de R$ 500,00 a R$ 1.500,00.

Embora os sistemas antifurtos tenham nomes diferentes, todos funcionam de forma muito semelhante. Na parte plástica da chave, há um código armazenado em um chip – conhecido por transponder – que emite sinais para um receptor localizado na ignição. Ao reconhecer o código, o imobilizador da injeção de combustível é desligado e o carro funciona normalmente.

Alguns veículos vêm de fábrica com um cartão numerado que traz o código para se obter a cópia da chave. Por meio dele, o chaveiro conhece o ‘segredo mecânico’ (aquelas ranhuras na chave) e o código eletrônico do chip, facilitando a reposição.

Todos os carros com chaves codificadas possuem no no painel um LED que indica a leitura do chip. Dependendo do veículo, o LED pode ficar aceso por alguns segundos e apagar-se ao liberar o sistema – ou ficar piscando, indicando que a chave não é a certa.

Pioneira, a Fiat foi a primeira montadora nacional a equipar seus carros com o sistema em 1996 (com o lançamento do Palio), batizado de Fiat Code, que atualmente é oferecido em todos os modelos da marca. O sistema conta com um dispositivo (rolling), que altera o código todas as vezes que a chave é colocada na ignição. Isto é, o segredo é comparado ao anteriormente gravado na unidade de injeção.

Mas como funciona?

Dentro da chave existe um chip (mais conhecido como ‘transponder‘) que emite um sinal ao girar a chave de ignição. O módulo do imobilizador que fica geralmente próximo ao cilindro de ignição recebe esse sinal e manda para o módulo de injeção (ECM). Se o sinal for reconhecido pelo ECM, esse módulo autoriza o funcionamento do motor. Caso o sinal não seja reconhecido, o motor tem partida mas não funciona.

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